Refere-se a obras em vidro colorido, geralmente na forma de janela, painel autônomo ou abajur, em que o desenho deve ser observado por meio de luz refratada e seu efeito depende muito da qualidade da luz. Os estágios de fabricação foram descritos em um manual escrito no início do século XII pelo monge Teófilo e o processo quase não mudou desde então. A janela ou outro item é feito cortando pedaços de vidro colorido com base em um desenho animado em escala real e segurando as peças juntas por tiras de chumbo. Os detalhes podem ser pintados na superfície dos pedaços de vidro e cozidos em um forno antes de remendar o vidro. O método de impermeabilização e fixação do vidro em uma janela é frequentemente altamente decorativo e constitui um elemento importante do design. Acredita-se que as maiores conquistas em vitrais sejam as da era gótica na Europa e as do Renascimento gótico do século XIX.
Fonte: AAT
http://vocab.getty.edu/page/aat/300263722
Vidraça composta por pedaços de vidro de diversas cores, desenhados e rejuntados com varetas de chumbo ranhuradas, formando um painel decorativo. Em geral é elaborado e executado por artista. Frequentemente é usado em igrejas. Alguns dos antigos prédios em estilo aclético possuíam vitrais.
Fonte: www.arquigrafia.org.br