Peça alongada, cravada no solo, usada nas camadas mais profundas do solo. Elas podem ser usadas em grupos para transferir grandes cargas para o solo, ou se a capacidade de carga do solo for baixa.
Equipe Arquigrafia.
Peça alongada, cravada no solo, usada em FUNDAÇÕES PROFUNDAS. Recebe as cargas dos ALICERCES e as transmite para terreno resistente. Seu emprego é indicado quando o terreno firme se encontra a mais de 6 m de profundidade ou quando as cargas suportadas pelo terreno são elevadas. Pode ser feita de madeira, CONCRETO, CONCRETO ARMADO, CONCRETO PRÉ-MOLDADO, AÇO ou FERRO FUNDIDO. Pode ter seção circular ou quadrada. A estaca de madeira deve ser feita com madeira dura, resistente à ação do tempo e tratada com imunizadores contra insetos e fungos. É provida de ponta metálica. É contra indicada para terrenos secos ou em que o lençol de água seja de nível variável. A estaca de concreto pré-moldado é fabricada previamente e transportada pronta para o local de enterramento. É mais resistente e durável que a estaca de madeira. As estacas de madeira e concreto pré-moldado são enterradas por percussão. A estaca metálica é um tubo com ponta roscada, cravada por rotação. Tem diâmetro de 15 cm a 20 cm. Em geral as estacas de concreto ou concreto armado são fundidas no local em que serão cravadas com auxílio de tubo de aço. Usualmente são fornecidas por firmas especializadas que possuem sistemas especiais patenteados. O conjunto de estacas que compõem a fundação de um edifício e a técnica de fundação que utiliza estacas são chamados estacaria. O serviço de cravação de estacas é chamado estaqueação ou estaqueamento.
ALBERNAZ, M. P; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. V. 1. São Paulo: ProEditores, 1998, p. 238.
As estacas são elementos finos (onde seu comprimento é maior que sua largura), usadas quando camadas mais profundas de solo são necessárias para serem penetradas. Elas podem ser usadas em grupos para transferir grandes cargas para o solo, ou se a capacidade de carga do solo for baixa.
Fonte: https://dicasdearquitetura.com.br/os-diferentes-modelos-de-escadas/#gsc.tab=0