Relação entre distâncias, dimensões ou proporções entre um terreno, uma edificação, uma parte desta ou um elemento de construção, sua representação é usualmente gráfica.
Equipe Arquigrafia.
Relação de proporções entre um terreno, uma edificação, uma parte desta ou um elemento de construção, e a sua representação, usualmente gráfica. É particularmente utilizada no desenho arquitetônico, sendo também empregada na realização de maquetes. As escalas mais comuns no desenho arquitetônico são: 1 para 500, 1 para 200 e 1 para 100, nas PLANTAS DE SITUAÇÃO; 1 para 50, nas PLANTAS BAIXAS e CORTES: e 1 para 20, 1 para 10 e 1 para 5, nos DETALHES; Régua graduada, em diferentes escalas, usada na execução de desenhos arquitetônicos.
ALBERNAZ, M. P; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. V. 1. São Paulo: ProEditores, 1998, p. 229.
Relação entre distâncias ou dimensões, representadas numa planta ou mapa e a suas dimensões na realidade. Quando esta relação é apresentada em valores numéricos designa-se por escala numérica, quando a relação é apresentada por um segmento de recta no qual é feita uma comparação com a realidade, chama-se escala gráfica; existe também a régua de escalas, que é uma régua graduada com diversas escalas para leitura de desenho.