Painel de madeira, sólido e denso, composto de pequenas lascas de madeira, misturadas com adesivo insolúvel em água, resistente à água, insetos e às variações de temperatura e umidade.
Mistura de materiais aglutinados feita de cimento e pedra britada.
Fonte: Projeto ARQUIGRAFIA (Priberam)
Uma placa de madeira composta feita de pequenas lascas de madeira misturadas com um adesivo insolúvel em água e depois comprimida em um painel sólido e denso. Os painéis de partículas foram originalmente fabricados em 1915 como wallboards. O adesivo mais comum em painéis de partículas são as colas de ureia formaldeído que liberam formaldeído volátil. Algumas placas são feitas com poliureia ou resinas fenólicas. Os aglomerados são resistentes à água, resistentes a insetos e dimensionalmente estáveis durante flutuações de umidade e temperatura. Painéis de partículas são comumente usados na construção de móveis baratos, armários e casas móveis.
Fonte: Art and Architect Thesaurus
http://vocab.getty.edu/page/aat/300014206
Painel de madeira não folhado, produzido através da aglutinação de pequenas partículas de madeira mediante calor e pressão, normalmente utilizado como núcleo de painéis decorativos e mobiliário de escritório, e como base para pisos.
Fonte: CHING, Francis D. K., Dicionário Visual de Arquitetura; [tradução Julio Fischer]. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.188