Sistema construtivo de edifícios cujo processo utiliza unidades básicas de alvenaria, como tijolos, pedras e blocos de concreto ou vidro, unidas por argamassa e que formam as paredes os quais absorvem as ações verticais e horizontais.
Sistema construtivo no qual a unidade básica modular é o bloco, que junto com a argamassa forma as paredes, as quais são responsáveis por absorver todas as ações atuantes na vertical e horizontal.
RODRIGUES, Adriani Galvão. MOREIRA, Benjamin Gustavo Rocha. MELO, Sérgio Gouvêa de. Estudo de viabilidade econômica da utilização do sistema alvenaria estrutural para construção de uma residência de alto padrão em Santarém –PA. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 12, Vol. 01, pp. 32-58. Dezembro de 2022. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/alvenaria-estrutural, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/alvenaria-estrutural
Processos ou técnicas para construção de edifícios ou obras de engenharia, utilizando principalmente unidades individuais de alvenaria colocadas e unidas por argamassa Os materiais típicos para construção de alvenaria incluem pedra (incluindo mármore, granito, travertino, calcário, etc), tijolo, pedra fundida, concreto bloco e bloco de vidro. Para técnicas de construção que usam terra não queimada, use "construção de terra".
Fonte: Art and Architect Thesaurus
http://vocab.getty.edu/page/aat/300404383