Material granuloso e pulverulento, constituído de partículas fragmentadas pela desagregação de mineirais rochosos, que resulta em partículas que variam entre 0,08 à 0,0008 pol., utilizado como composição básica de concretos e argamassas e como matéria prima para fabricação de vidros.
Material constituído por partículas fragmentadas de rochas principalmente siliciosas, especificamente como aparece na superfície de uma praia ou de um deserto. As partículas individuais podem variar em diâmetro de aproximadamente 0,0008-0,08 polegadas. A maioria dos minerais formadores de rocha na superfície da Terra podem ser constituintes de areia, mas um número limitado é comum. O quartzo é mais comum.
Material granuloso e pulverulento proveniente da desagregação de minerais principalmente rochosos. É indispensável na constituição de argamassas. Freqüentemente também entra na composição de concretos. Tem ainda emprego na indústria da construção, por exemplo, na fabricação de vidros e desoxidação de metais. No canteiro de obras, só é empregada depois de lavada e peneirada. Comumente é usada areia proveniente de rios. De todos os materiais de construção é o que tem maior consumo na obra.
Fonte: ALBERNAZ, M. P; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. V. 1. São Paulo: ProEditores, 1998