Placa plana e grossa de concreto armado que funciona piso ou teto e como elemento estrutural, de superfície contínua horizontal que recebe e suporta cargas do edifício, transferindo-as para as vigas.
Equipe Arquigrafia.
Placas planas e grossas, geralmente de concreto, funcionando como elementos estruturais e capazes de sustentar cargas, muitas vezes servindo como pisos e tetos; também, use coletivamente, para os sistemas estruturais baseados em tais elementos.
Fonte: Art & Architecture Thesaurus Online
http://vocab.getty.edu/page/aat/300001208
Superfície contínua horizontal que se constitui em pavimento ou teto do edifício. Em geral compõem com PILARES e VIGAS a estrutura do prédio. Recebe diretamente as cargas do edifício, transferindo-as para as vigas. Usualmente é feita de CONCRETO ARMADO. Quando se destina somente ao teto, pode ter espessura maior ou igual a 5 cm. Quando se destina a piso sem passagem de veículo, sua espessura deve ser maior ou igual a 7 cm. Quando se destina a piso com acesso de veículos, sua espessura deve ser maior ou igual a 12 cm. Usualmente tem espessura de 7,5 cm ou 10 cm. Pode ser feita de concreto-moldado.
Fonte: Projeto Arquigrafia
ALBERNAZ, M. P; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. V. 2. São Paulo: ProEditores, 1998, p. 335.
Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Geralmente, apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação. Sua concepção estrutural é de uma placa em que duas dimensões (comprimento e largura) são muito superiores à terceira, que é a espessura, com cargas transversais a ela e submetida à flexão.
Fonte: Fonte: PEREIRA, Caio. Laje: O que é e principais tipos. Escola Engenharia. 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/laje/