Rocha metamórfica,dura, densa e cristalina composta principalmente de carbonato de cálcio. O termo também pode se referir mais amplamente a qualquer rocha carbonatada cristalizada, incluindo mármores verdadeiros e certos tipos de calcário, que permitem polimento e podem ser usados para fins arquitetônicos e ornamentais.
Pedra calcária rnetamórfica, dura, de textura compacta e cristalina. É o mais pesado calcário. Pode ter coloração variada, sendo o mais puro branco. Só é serrado com
auxílio de serra sem dentes, com areia e água. Recebe bem polimento. É atacado por ácidos. Comparado ao granito, apresenta como vantagem exigência de menor mão-de-obra e, como desvantagens, menor durabilidade e não resistência à ação do fogo. Existe grande variedade de mármores no Brasil. Sua aplicação é variada. É muito usado, serrado em folhas, como revestimento de pisos e paredes. É considerado material nobre, por seu custo relativamente alto e variedade de cores e desenhos que Ihes proporcionam efeito decorativo. Usualmente suas placas têm de 2 cm a 4 cm de espessura. Comumente, seu assentamento em paredes e pisos é feito com argamassa de cimento e areia. Não é recomendável para pisos em locais coletivos ou públicos, pois fica escorregadio quando polido e encerado e resiste mal ao atrito. Placas de maiores dimensões são às vezes assentadas com gesso, porque sua Pega é mais rápida que a do cimento, facilitando a fixação. Seus blocos são esquadrados no próprio local em que são extraídos. A oficina onde se preparam peças de mármore é chamada marmoraria. O oficial que trabalha a peça de mármore para sua aplicação é chamado marmorista ou marmoreiro. O oficial que assenta peças de mármore é chamado marmorista. E também chamado pedra-mármore, principalmente quando se trata de mármore polido.
Fonte: ALBERNAZ, M. P; LIMA, C. M. Dicionário ilustrado de arquitetura. V. 1. São Paulo: ProEditores, 1998, p. 372
Rocha metamórfica, dura, densa e cristalina composta principalmente de carbonato de cálcio; é o calcário ou a dolomita que foi metamorfoseado com calor e pressão. O mármore de calcita pura é branco, mas as impurezas produzem uma grande variedade de cores e padrões. O mármore é finamente granulado e pode ser polido atingindo um brilho suave e elevado. É usado principalmente em estátuas e edifícios. O mármore foi extraído de locais em todo o mundo desde pelo menos o século 7 aC. O termo também pode se referir mais amplamente a qualquer rocha carbonatada cristalizada, incluindo mármores verdadeiros e certos tipos de calcário, que permitem polimento e podem ser usados para fins arquitetônicos e ornamentais.
Fonte: Projeto Arquigrafia
Pedra metamórfica, dura, densa e cristalina composta principalmente de carbonato de cálcio; é calcário ou dolomita que foi metamorfoseado com o calor e a pressão. O mármore de calcita puro é branco, mas as impurezas produzem uma grande variedade de cores e padrões. É finamente granulado e dá um polimento suave e de alto brilho. É usado principalmente para estátuas e edifícios. O mármore é extraído de locais em todo o mundo desde, pelo menos, o século 7 a.C. O termo também pode se referir mais amplamente a qualquer rocha carbonática cristalizada, incluindo o verdadeiro mármore e certos tipos de calcário, que precisam de um polimento e podem ser usados para fins arquitetônicos e ornamentais.
Fonte: AAT