Edifícios de vários andares que contém mais de uma unidade habitacional, sendo a maioria projetada para uso residencial.
Equipe Arquigrafia.
Edifícios, muitas vezes de vários andares, contendo mais de uma unidade habitacional, a maioria das quais projetada para uso doméstico, mas às vezes incluindo lojas e outros elementos não residenciais. Casas de apartamentos estão em uso desde os tempos antigos, exemplos notáveis foram conhecidos na Roma antiga e entre os antigos nativos americanos. O prédio de apartamentos como é conhecido hoje apareceu pela primeira vez em Paris e outras grandes cidades europeias no século 18, quando blocos altos de apartamentos para inquilinos de classe média se tornaram comuns.
Fonte: AAT
Edificação que obedece às disposições da legislação sobre usos do solo e edificações e cuja utilização seja de natureza residencial, exclusivamente. As partes da edificação destinadas às atividades complementares ao uso residencial serão consideradas como edificação residencial para efeito de zoneamento e tributação.
Fonte: Ferrari, Celson. Dicionário de Urbanismo. 1 ed. - São Paulo : Disal, 2004, p. 135